Conheça 3 fatores que podem levá-lo ao sobrepeso excessivo

Tempo de leitura: 3 minutos

Certamente você conhece alguém que sofre com obesidade. Seja na família, trabalho ou até no seu bairro, se você parar para pensar um pouco vai se lembrar de alguém que sofreu ou ainda sofre com o sobrepeso.

A obesidade está entre os fatores de maior preocupação da Saúde Pública atualmente, no Brasil e em diversos países do mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente, nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.

O ambiente moderno é um dos fatores de grande responsabilidade no crescente número de obesos. Com os dias cada vez mais corridos, a prática regular de atividades físicas sempre fica para depois enquanto a oferta de pizzas e hamburgures, por exemplo, são sempre boas opções para quem está sem tempo para preparar a própria comida.

Mas afinal, o que é obesidade?

A melhor definição sobre obesidade é o acúmulo excessivo de gordura no corpo causado na maioria das vezes pelo consumo excessivo de calorias na alimentação. Neste caso, considera-se excessivo o consumo superior ao necessário para a manutenção do organismo e realização das atividades durante o dia.

Em outras palavras, a obesidade acontece na prática quando comemos mais do que gastamos de energia nas atividades do dia a dia.

Obesidade é doença ou desleixo?

Muito além da parte estética, a obesidade é um dos problemas mais importantes da Saúde Pública por ser uma doença crônica.

Entre as consequências preocupantes do excesso de gordura no corpo está o possível desenvolvimento da diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apnéia e derrame.  

Como saber que o sobrepeso se tornou obesidade?

O diagnóstico do sobrepeso e da obesidade é dado pelo índice de Massa Corporal, popularmente conhecido pela sigla IMC.

Você mesmo pode calcular o seu IMC. Basta dividir o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros) e comparar com a tabela abaixo:

Classificação do IMC:

  • Menor que 18,5 – Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
  • Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
  • Igual ou acima de 30 – Obesidade.

Cálculo do IMC:

  • IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)
  • Exemplo: Pedro tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
  • Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
  • IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
  • O resultado de 27,10 de IMC indica que Pedro está acima do peso desejado (sobrepeso).

7 fatores que podem levá-lo ao sobrepeso

Apesar do consumo excessivo de calorias na alimentação ser o fator mais citado para a obesidade, existem outros fatores que combinados se tornam de grande importância no desenvolvimento da obesidade.

1 – Genética: Esse é um dos fatores que determinam o tamanho do seu esforço para evitar ou eliminar o excesso de peso. A genética tem um papel de grande importância na forma com que o seu corpo transforma alimentos em energia e como seu corpo queima calorias durante atividade física.

2 –
Falta de atividade física: Como citamos acima, o acumulo de gordura se dá quando a ingestão de alimentos é superior ao que o seu corpo consome de energia. Neste caso, a prática de uma atividade física ajuda diretamente no consumo de energia do seu corpo e, consequentemente, evita o acumulo de gordura. Em contrapartida, se você não é muito ativo, você não queima tantas calorias.

3 – Falta de educação alimentar:  Diretamente relacionado ao fator acima (falta de atividade física), uma alimentação desregrada, rica em calorias, fast-foods e refrigerantes contribui para o ganho de peso.

Agora que você conhece os grandes riscos da obesidade, adote hábitos saudáveis.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções no tratamento das doenças cirúrgicas do trato gastrointestinal e parede abdominal.

Acompanhe-nos no Instagram, LinkedInFacebook