Cirurgia bariátrica: quando ela é indicada para tratar obesidade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você está preparado para a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é vista por muitas pessoas como uma solução para acabar com a obesidade.

No entanto, a intervenção cirúrgica nem sempre deve ser a primeira opção. Os primeiros passos para quem quer eliminar o sobrepeso excessivo é uma mudança de hábitos.

Incluir atividade física na rotina e iniciar uma reeducação alimentar são atitudes essenciais para quem quer acabar com os riscos que a obesidade traz.

Mas afinal, quando devo optar pela cirurgia bariátrica?

Profissionais sérios e comprometidos com a ética da profissão só indicam a cirurgia bariátrica para pessoas com obesidade de grau 2, após as tentativas de tratamento com dieta adequada e prática de exercício físico regular não demonstrem resultado.

Assim sendo, a intervenção cirúrgica só é cogitada quando todas as outras formas de tratamento estão esgotadas.

Apesar do senso comum de que a cirurgia bariátrica pode ser realizada em qualquer pessoa obesa, o procedimento normalmente é realizado em pessoas entre os 16 e 65 anos de idade que se enquadram em um dos cenários abaixo:

A cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com obesidade de grau 2 que não mostraram resultados após vários meses de tratamento com dieta adequada e prática de exercício físico regular.

Desta forma, esta cirurgia geralmente só é indicado quando já não existe outra forma de tratamento disponível e, normalmente é feita em pessoas com idade entre os 16 e os 65 anos, que tenham:

  • IMC maior que 40 kg/m2, sem perda de peso mesmo com acompanhamento médico e nutricional comprovado.
  • IMC menor que 40 kg/m2 e presença de outras doenças em estágios graves, como pressão alta, diabetes descontrolada, gordura no fígado e colesterol alto.

Vantagens da cirurgia bariátrica

Muito além da parte estética, a cirurgia bariátrica tem como objetivo resolver o problema da obesidade, considerada como a porta de entrada para diversos males para a saúde.

A princípio, por ser visível, a perda significativa de peso é a vantagem mais valorizada. Contudo, as consequências da perda de peso trazem diversos outros benefícios como, por exemplo, a melhoria e cura de doenças associadas à obesidade.

Entre elas estão:

  • Hipertensão arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência respiratória;
  • Asma;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto.

Por consequência às vantagens citadas acima vem os benefícios sociais e psicológicos, como aumento da autoestima, interação social e da mobilidade física.

Riscos da cirurgia bariátrica

Com os constantes avanços da medicina, os riscos da cirurgia bariátrica estão mais ligados a gravidade de doenças associadas à obesidade do que ao procedimento cirúrgico.

Entre as principais complicações estão:

  • Embolia pulmonar, que é o entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, causando dor intensa e dificuldade para respirar;
  • Sangramento interno no local da operação;
  • Fístulas, que são pequenas bolsas que se formam nos pontos internos da região operada;
  • Vômitos, diarreia e fezes com sangue.

Na maioria das vezes, tais complicações se manifestam ainda durante o período de internação pós-operatório e são facilmente resolvidas pela equipe médica responsável.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções notratamento das doenças cirúrgicas do trato gastrointestinal e parede abdominal

Acompanhe-nos no InstagramLinkedIn e Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.