5 dicas simples para emagrecer com saúde

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao se pensar em emagrecimento a grande maioria das pessoas logo cogita alguma dieta que promete resultados rápidos e milagrosos ou cirurgias estéticas invasivas. Mas cuidado, isso não é emagrecer com saúde e pode ser bastante prejudicial.

Seja com o objetivo de perder barriga, diminuir a retenção de líquidos, queima de gordura ou chegar ao peso ideal, emagrecer com saúde é adotar hábitos alimentares saudáveis e colocar atividades físicas na sua rotina.

emagrecer com saúde é adotar hábitos alimentares saudáveis e colocar atividades físicas na sua rotina.
Emagrecer com saúde é adotar hábitos alimentares saudáveis e colocar atividades físicas na sua rotina.

Reunimos cinco dicas reais e muito simples para que você consiga perder peso sem frustrações, com alimentação planejada e o mais importante, ter um processo de emagrecimento saudável. 

Trace metas para atingir resultados reais

O processo de emagrecimento envolve altos e baixos. Haverá aqueles dias difíceis em que você não vai querer continuar e duvidar dos resultados. O que é normal em qualquer mudança de hábito.

Essa primeira dica parece a mais simples e óbvia deste processo, mas acredite, a maioria das pessoas que iniciam uma dieta e exercícios físicos não faz isso: Traçar metas!

Além das metas normais de perda de peso traçadas pelo nutricionista, trace algumas metas diárias, semanais e/ou mensais próprias para visualizar sua progressão. Isso vai te ajudar a perceber os resultados reais da sua rotina de ações. Voltar a vestir aquela calça que você guarda há tempos, por exemplo, ou avançar um furo no cinto, são pequenas metas pessoais que podem te motivar na rotina diária.

Planeje sua alimentação, comendo bem e o que gosta

A alimentação equilibrada é o ponto chave para emagrecer com saúde, diferentemente de dietas milagrosas que prometem emagrecer rápido com jejuns e especiarias pouco conhecidas para secar a barriga.

Aposte em uma alimentação balanceada, rica em proteínas e fibras, além das vitaminas, gorduras, sais minerais e carboidratos. Tudo isso sempre fracionado em curtos períodos no dia (o ideal é de três em três horas). 

Não se iluda ao achar que basta parar de comer carboidratos, pois eles são importantes para o organismo. Se atente às boas fontes de carboidratos como frutas, massas, arroz e farinha integrais, castanhas, aveia e vegetais.

Não é uma fórmula mágica, mas é o caminho mais seguro para um resultado real e não apenas em um curto período de tempo. Passar fome só prejudica seu organismo e ocasiona o efeito sanfona no corpo.

Prepare seus alimentos. Tenha muitas frutas, verduras e legumes na geladeira, prefira aqueles itens que você mais gosta para não sofrer tanto com a dieta. Evite os alimentos processados, alimentos in natura são ricos em nutrientes que favorecem o bom funcionamento do metabolismo.

Fique em forma dormindo bem

Dormir entre 7 e 8 horas por dia é essencial para uma vida mais saudável. E quando se trata de um processo de emagrecimento esse hábito ajuda bastante no bom funcionamento do seu organismo.

É comprovado por vários estudos que cérebro e corpo cansados estão mais suscetíveis a desejos por alimentos mais calóricos, com alto índice de gordura. Consequência da falta de um organismo reestabelecido durante o sono. Portanto, durma mais e com mais qualidade. Descanse!

Atividade física é essencial

Que atividade física ajuda e muito para emagrecer com saúde todo mundo está cansado de saber. O problema é começar alguma atividade! Fique atento aos sinais do seu corpo. Ele precisa gastar energia, se fortelecer, ganhar massa boa e perder a massa ruim. 

Pesquise e dê preferência para alguma atividade que proporcione maior prazer em realizar. Se você é uma pessoa mais agitada, prefira atividades mais dinâmicas e não tão repetitivas como artes marciais ou danças. 

Para aqueles que se adaptam bem às repetições a musculação com uma ficha adequada de treinamento é sempre muito produtiva. Agora se você é adepto à natureza e gosta de sentir nosso clima, que tal pedalar ao ar livre?

Procure uma orientação especializada

Aqui voltamos à introdução deste texto. Não acredite em dietas milagrosas. Você pode até emagrecer rápido, mas isso não se sustenta por muito tempo, pois não existe uma rotina e alimentação equilibrada.

A melhor opção é sempre procurar um profissional da área de nutrição para trabalhar uma dieta balanceada e adequada para o seu estilo de vida e objetivos pessoais. Os devidos acompanhamentos de médicos nutricionista farão um planejamento pensando em sua vontade de perder peso sempre com responsabilidade e saúde.

Sabemos que essas parecem dicas muito simples e fáceis, mas tenha certeza que o simples geralmente é o mais difícil de ser assimilado e realizado quando se trata de emagrecer com saúde.

É comum presenciarmos atualmente pessoas com problemas de transtorno alimentar, digestivos e até mesmo intestinais favorecidos por más práticas alimentares com intuito único de emagrecimento a qualquer preço. Neste sentido, reforçamos que a primeira preocupação deste processo é com sua saúde e a partir daí basta fazer o simples com afinco e responsabilidade.

Responsabilidade e ética como base para a melhor qualidade de vida é o que pregamos a partir do trabalho na Clínica Nexa. E como fonte informação útil, postamos várias dicas de saúde, bem-estar neste canal. Acompanhe!


Confira também nosso site e as soluções cirúrgicas para tratamento de doenças do trato gastroinstestinal e parede abdominal.
Acompanhe-nos também no facebook e instagram.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.