Câncer de próstata: sintomas, prevenção e cirurgia oncológica

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste Novembro Azul, o combate ao câncer de próstata ganha destaque em vários locais. E não é para menos. Afinal, a doença, que cresce a cada ano, ainda é considerada um tabu para muitos homens.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 68.220 novos casos de câncer de próstata surgiram no Brasil em 2018. Isso corresponde, ainda segundo o levantamento, a um risco estimado de 66 novos casos da doença a cada 100 mil homens.

Além disso, o tumor é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, levando mais de 14 mil a óbito.

Câncer de próstata
Saiba como tratar o tumor

Afinal, o que é câncer de próstata?

Trata-se de um tumor que atinge a próstata, glândula do sistema genital masculino, posicionado na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. Vale destacar que a próstata varia de acordo com a idade do paciente.

Caso aponte algum sinal de câncer de próstata, a pessoa deve ir ao médico especialista. A doença é identificada mediante à realização de uma biópsia. O especialista recomenda a biópsia caso haja alguma alteração no exame de sangue (PSA) do paciente, ou através do toque retal – este em pacientes a partir de 50 anos, que é feito por um médico especialista, evidentemente.

Para saber se está com câncer de próstata, o homem deve se submeter a um exame de biópsia.

Em boa parte das situações, o tumor na próstata se desenvolve de forma lenta e não chega a emitir sinais durante a vida. Com isso, a saúde do homem não é ameaçada.

Isso não impede que o câncer de próstata possa crescer rapidamente, se alastrar para outros órgãos e levar o homem à morte. Há um nome específico para esse feito: metástase.

Fatores de risco e sintomas

A idade é um dos principais motivos do câncer de próstata. Afinal, à medida que você vai ficando mais velho, aumentam as chances de desenvolver o tumor. Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Outro elemento que pesa na balança é o histórico de câncer na família. Isto é, se seu avô, pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, você provavelmente tem chances de desenvolver o tumor quando chegar à melhor idade.

Por fim, o sobrepeso e a obesidade contribuem negativamente para o câncer de próstata.

Em estágio avançado, os sintomas mais comuns do câncer de próstata são estes:

  • Dificuldade de urinar
  • Demora em começar e terminar de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen
  • Disfunção erétil
  • Dor nas costas, coxas e quadril
  • Fluxo urinário fraco
  • Fraqueza ou dormência nas penas ou pés
  • Micção frequente

Vale salientar que, na fase inicial, há chances de o câncer não apresentar sintomas.

E agora, como prevenir?

Se você quiser evitar ou diminuir o câncer de próstata, é necessário adotar uma dieta mais saudável. Por isso, especialistas recomendam o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, legumes e alimentos com menos gordura – sobretudo os de origem animal.

Também são hábitos indicados a quem quer evitar o tumor:

  • Fazer atividades física – pelo menos 30 minutos ao dia
  • Manter o peso apropriado à altura
  • Reduzir a ingestão de álcool
  • Não fumar

Tratamento para câncer de próstata

Caso você já tenha sido diagnosticado com câncer de próstata, a principal forma de combate à doença é através de cirurgia.

Aliás, a cirurgia oncológica, uma das especialidades da Clínica Nexa, é sugerida para situações na qual o tumor é localizado apenas na próstata. A radioterapia também é indicada para esse caso.

Responsabilidade e ética como base para a melhor qualidade de vida é o que pregamos a partir do trabalho na Clínica Nexa. Continue prestigiando nossas dicas de saúde e saiba mais em nosso site sobre a cirurgia oncológica.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.