O que são distúrbios gastrointestinais?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os distúrbios gastrointestinais ou patologias gastrointestinais são doenças que atacam o sistema digestivo (estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus), bem como os órgãos que fazem parte da digestão como pâncreas, fígado e vesícula biliar.

São variados os problemas inerentes dessas regiões e sistema. Desde os mais conhecidos até os menos comuns aos nossos ouvidos, temos gases e prisão de ventre, gastrite, pancreatite, úlcera péptica (escoriação da mucosa causa pelo conteúdo gástrico), refluxo gastroesofágico, acalasia (infecção do esfíncter esofágico inferior), insuficiência pancreática (incapacidade de secretar seu suco no intestino delgado), entre outros.

De maneira geral, vamos explicar neste texto as causas, sintomas e tratamentos desses distúrbios, para lhe ajudar na identificação de possíveis sintomas e buscar ajuda de um especialista.

Você sabe o que é distúrbios gastrointestinais?
Você sabe o que é distúrbios gastrointestinais?

Fatores de risco

As causas mais comuns nas doenças gastrointestinais são: má alimentação, estresse, sedentarismo, obesidade, alcoolismo, tabagismo, inclusive uso de anti-inflamatórios, assim como em outros tipos de patologias.

Esses fatores de risco estão muito presentes no estilo de vida atual das pessoas e isso faz com que o número de casos de distúrbios gastrointestinais em geral aumente consideravelmente.

Ainda em 2013, o Ministério da Saúde divulgou pesquisa que registrava 400 mil internações por diarreia todo ano. O estudo, que fora realizado no período de 2008 a 2011, considerou os 100 maiores municípios brasileiros em população.

Pode-se dizer que a preocupação com a qualidade de vida é muito importante para evitar esse tipo de quadro, principalmente entre os jovens e mulheres.

Sintomas

Em linhas gerais, os principais sintomas relacionados ao trato gastrointestinal são:

  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Hemorragia do trato digestivo;
  • Regurgitação;
  • Dificuldade em engolir;
  • Dor abdominal crônica;
  • Dor ou sangramento retal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sensação de nó na garganta;
  • Dor torácica;
  • Dispepsia.

Esses sintomas podem corresponder a alguma patologia do sistema digestivo, como refluxo gastroesofágico, gastrite, e até mesmo o câncer, podendo ocorrer sérias complicações.

Por isso, faz-se tão importante a observação repetida dos sintomas que, a princípio, parecem tão comuns no dia a dia, porém podem afetar vários pontos de nosso organismo.

Diagnósticos

Como estamos tratando aqui os distúrbios gastrointestinais de maneira geral, vamos apontar como se pode identificar algumas doenças também de forma geral.

Para o diagnóstico de qualquer patologia gastrointestinal, a primeira ação é reconhecer com clareza os sintomas já citados anteriormente. Após a identificação, é possível levantar algumas hipóteses de quais doenças podem ser, mas apenas com a realização de exames específicos é que o especialista terá condições de dar um diagnóstico correto.

O exame físico é preciso para detectar do que se trata a doença, portanto o médico pode pedir alguns exames como os principais: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, análises de sangue e fezes, tomografia e até mesmo biópsias.

Tratamentos

Os tratamentos são variados de acordo com a patologia identificada, sua região, órgão, etc.

Em linhas gerais, a mudança do estilo de vida se faz muito necessária para o tratamento de qualquer distúrbio gastrointestinal, pois estão ligados diretamente à alimentação saudável, exercícios físicos e equilíbrio mental.

Além da ingestão de alimentos mais saudáveis e melhor qualidade de vida, o paciente deverá tomar remédios indicados para cada caso e, em situações mais graves como câncer, seguir as recomendações de tratamentos como quimioterapia, radioterapia e dietas específicas.

Com este texto esperamos haver esclarecido o entendimento básico sobre doenças e distúrbios gastrointestinais, como identificação de fatores de risco para prevenção dessas doenças e de sintomas para que você possa procurar um especialista adequado para diagnósticos precisos.

A Clínica Nexa é especialista em tratamentos de doenças do trato gastrointestinal e parede abdominal. E nossos médicos especialistas estão sempre à disposição para lhe ajudar nestes casos.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.