5 dicas de alimentação saudável

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se fala em alimentação saudável aparecem inúmeras dicas maravilhosas para manter uma rotina dita “saudável”. Mas você sabe realmente o que funciona ou não, o que é realmente saudável ou não?

Os mitos e verdades por trás dessa busca constante por qualidade de vida e hábitos alimentares saudáveis, muitas vezes, podem nos jogar em situações complicadas, pois nem sempre o que lemos é de fato verdade.

Hoje, gostaríamos de trazer para você algumas dicas realmente válidas para como manter uma alimentação saudável e ainda desmistificar alguns mitos que são falados por aí.

Alimentação saudável

Beber muita água

Essa sem sombra de dúvida é a dica que deve ser seguida diariamente. Água nunca é demais e ajuda em uma série de problemas de saúde.

Recomenda-se a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia. Assim, você mantém seu corpo hidratado e ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo. A água auxilia, inclusive, na digestão dos alimentos.

Leia mais: 5 dicas simples para emagrecer com saúde

Tomar líquidos junto com a comida

Ao contrário do que muita gente pensa, tomar líquidos junto com as refeições não é saudável. O que ocorre é maior dificuldade de digestão dos alimentos e menor absorção de seus nutrientes, uma vez que não mastigamos tão bem os alimentos quando tomamos um líquido junto.

O ideal e recomendado é tomar líquidos até 30 minutos antes das refeições e a partir de 60 minutos após as refeições. Desta forma seu organismo terá um adequado processo digestivo, evitando assim problemas estomacais.

Ingerir gorduras saudáveis

Nosso corpo precisa do consumo de alimentos com gorduras, assim como de vitaminas, proteínas, fibras, etc. No entanto, precisamos entender que existem gorduras boas e ruins, ou seja, gorduras insaturadas (boas), gorduras saturadas (boas) e gorduras trans.

O que não é saudável neste caso é o excesso de consumo de gorduras trans (quando o óleo vegetal se transforma em gordura sólida). Esse tipo de gordura está presente nos salgadinhos, doces, bolos, margarinas, maioneses… Ou seja, vários alimentos que circulam em nosso dia a dia, tornando difícil a vida de quem tenta manter o consumo de alimentos saudáveis.

Leia mais: Alimentação saudável: benefícios e cuidados necessários

Adoçante ou açúcar?

Agora, vamos falar de uma questão que ronda todas as pessoas que se preocupam com sua saúde. Trata-se do adoçante. Esse item que não falta na dieta das pessoas, mas que gera bastante conflito.

Afinal, qual é melhor para a saúde, açúcar ou adoçante? A resposta nunca será açúcar nem tampouco adoçantes em geral. Isso porque apenas alguns tipos de adoçantes considerados produtos mais naturais são realmente saudáveis, aqueles à base de sucralose (derivada da cana de açúcar), ou stevia (derivada de uma planta natural).

Se não consegue se acostumar com esses adoçantes, tente diminuir consideravelmente o consumo de açúcares e doces e já será bastante saudável.

Tomar sucos de fruta

Muitas pessoas optam por fazer sucos ou vitaminas de frutas para tomar ao invés de comer a fruta. Talvez por não gostarem de mastigar a fruta ou descascá-la corretamente para comer.

Os sucos de frutas são ótimas para hidratar o corpo e super recomendados, porém não são tão saudáveis quanto a fruta propriamente dita. Isso porque, ao bater a fruta, ela perde a fibra que inibe a absorção de frutose. Portanto, sempre prefira comer a fruta.

Enfim, vimos aqui alguns pontos críticos de entendimento sobre ter uma alimentação saudável. Este tem o objetivo de esclarecer essas dúvidas pontuais para te ajudar a manter uma rotina de alimentação saudável.

Mas queremos salientar que incluir legumes e verduras na alimentação diária e alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e gorduras boas é essencial para sua qualidade de vidas.

Além disso, ter uma atividade física constante otimizará os benefícios da sua alimentação e o funcionamento do seu organismo. Cuide-se com consciência!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.