Hérnia umbilical: sintomas e tratamento

Tempo de leitura: 4 minutos

A hérnia umbilical, comum entre bebês e crianças, é um defeito do fechamento fibromuscular e acúmulo de partes, fluidos ou porções do intestino, ou abdômen, na musculatura da parede abdominal. A doença é fortemente caracterizada pela protuberância desproporcional na região.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, por ano, são registrados 150 mil casos da doença. Além disso, estima-se que até 20% das crianças no Brasil sejam afetadas pela condição.

A principal característica da hérnia umbilical é o primeiro sintoma com o qual se deve ficar alerta. A protuberância, ou abaulamento, se manifesta sobre a cicatriz umbilical, mas também existem outros sintomas que merecem atenção. 

Suspeita que você ou seu filho têm esse problema? Continue a leitura e entenda mais sobre a hérnia umbilical: suas possíveis causas, sintomas e tratamento.

Principais causas da hérnia umbilical

A hérnia umbilical remete à vida embrionária do feto. Ao longo de sua formação, são construídas estruturas na cavidade abdominal – que deixam de ser úteis em pouco tempo.

Após o nascimento, o organismo realiza um movimento chamado “contração do anel umbilical”, que fecha essa estrutura. Por outro lado, alguns organismos falham nesse processo, levando ao acúmulo dessas partes no organismo.

Mas existem também outras condições que podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de hérnia.

Principais causas da hérnia umbilical em bebês e crianças

As principais causas da condição na primeira infância são:

  • partos prematuros; 
  • infecção neonatal;
  • desnutrição;
  • hipotiroidismo; 
  • mielomeningocele;
  • síndromes genéticas.

Principais causas da hérnia umbilical em adultos 

Por outro lado, a doença pode se desenvolver em adultos, devido a:

  • obesidade;
  • esforço excessivo e incorreto;
  • constipação crônica;
  • aumento da próstata;
  • tabagismo;
  • alimentação ruim;
  • esforço contínuo para urinar e/ ou evacuar;
  • testículos que não desceram;
  • tosse crônica;
  • fibrose cística.

Como toda doença, a hérnia inguinal também apresenta sintomas, mesmo que não tão evidentes. Conheça-os.

Sintomas da hérnia umbilical

De acordo com o Ministério da Saúde, as hérnias, de forma geral, não apresentam sintomas. Porém, em casos graves, com o aumento da protrusão ou abertura do tecido muscular, a hérnia pode levar a dor contínua.

Dor, náusea e vômito

A dor é um dos sintomas característicos, pois se manifesta na região. Em casos brandos, ela pode aparecer mediante a alguns momentos físicos, sobretudo levantamento de peso. Com esse movimento também é possível que se manifestem náuseas e, consequentemente,  vômito.

Inchaço na região do umbigo

O inchaço na região do umbigo é, por outro lado, o sintoma mais marcante, sobretudo em bebês. Os pais podem notar o abaulamento ao chorar da criança, uma vez que seus músculos contraem.

Tratamentos da doença

No caso dos bebês, é recomendável que se espere que chegue até os 3 anos de idade para entender se é necessário o procedimento cirúrgico da hérnia umbilical. Isso porque em cerca de 80% dos casos haverá o fechamento espontâneo da região, devido ao desenvolvimento da musculatura. Vale ponderar que essa estatística é válida para hérnias de até 1 cm, e é improvável que casos maiores se fechem sozinhos.

A cirurgia, portanto, é indicada para hérnias com 2 cm ou mais, ou em situações específicas, que dependam de um entendimento do quadro de saúde completo. Vale ressaltar que o diagnóstico e orientação médica são essenciais para entender qual o melhor tratamento. Por isso, procure um médico de confiança. Conheça o corpo clínico da Clínica Nexa.

A hérnia umbilical é uma condição comum, que apresenta sintomas como inchaço na região abdominal, dor, náusea e até mesmo vômito. Por outro lado, como a maioria das doenças, ela pode ser tratada e até mesmo curada!

Nós, da Clínica Nexa, somos especializados em procedimentos cirúrgicos do trato gastrointestinal e parede abdominal, inclusive a de hérnia umbilical. Aqui, contamos com um corpo clínico ético e atualizado com o que há de melhor em tratamentos cirúrgicos.

Nós acompanhe no Facebook e Instagram.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.