O que é videolaparoscopia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A Videolaparoscopia, ou Laparoscopia, é uma cirurgia minimamente invasiva, feita na região do abdômen, tanto para diagnóstico quanto para tratamento de doenças. Relativamente novo no Brasil, o procedimento é uma alternativa eficaz aos métodos convencionais.

Os órgãos pélvicos e abdominais, na cavidade abdominal, – bexiga, reto, uretra e órgãos femininos ou masculinos – são o foco da Laparoscopia.

Neste artigo vamos apresentar: como é realizado, para que condições e os principais cuidados pós-operatório. Confira!

videolaparoscopia

Como é feita a Videolaparoscopia?

A Videolaparoscopia é uma cirurgia feita com micro-câmera, através de incisão de 1 cm na região do umbigo, onde o aparelho é introduzido. Como complemento, são feitas outras duas incisões na região da virilha, com a metade do tamanho, nas quais são introduzidas pinças auxiliares.

O cirurgião guia seu trabalho através de vídeo de alta qualidade e com muita riqueza de detalhes sobre os órgãos internos. Com isso, ele pode diagnosticar problemas e realizar um trabalho detalhado, de forma menos traumática para o paciente e sem necessidade de grandes cortes na pele. Toda a operação deve ser conduzida em ambiente hospitalar ou clínico controlado.

As vantagens da Videolaparoscopia

Devido ao caráter minimamente invasivo, a Laparoscopia garante:

  • baixo risco de infecção;
  • rápida recuperação pós-operatória;
  • recuperação sustentável (não é preciso usar muitos medicamentos);
  • menor dano estético e
  • poucas lesões na parede abdominal.

Preparos para o procedimento

O preparo considera a realização de exames pré-operatórios e análise de risco cirúrgico. Uma vez que o paciente é liberado para a cirurgia ele deve fazer uso de laxantes para deixar completamente livre o intestino. Vale ressaltar que todos esses cuidados se dão mediante orientação médica.

Indicações para a Videolaparoscopia

A Laparoscopia não é indicada para mulheres em gestação avançada, pessoas altamente debilitadas ou vítimas de obesidade mórbida. Descartados esses casos, qualquer pessoa pode fazer. Aliás, ela é altamente indicada para tratamento da endometriose e questões relacionadas à fertilidade.

Dentre as principais indicações ginecológicas, estão: a ligadura das trompas, tratamentos de cistos no ovário, extração de miomas e cauterização de pontos de endometriose e trato da endometriose pélvica infiltrada.

Além disso, ela pode ser realizada para casos de correção da hérnia; tratamento de hidrossalpingite; remoção do apêndice; vesícula e outras aderências; histerectomia completa e terapia de distopias genitais.

Cuidados pós-operatório

Apesar de minimamente invasiva, como todo procedimento cirúrgico é essencial tomar alguns cuidados pós-operatório.

A recuperação acontece de 7 a 14 dias e é possível que se sintam alguns desconfortos, como inchaço, náuseas, dores musculares e intestino preso. Por isso, é vital tomar alguns cuidados, como:

  • fazer repouso absoluto;
  • evitar qualquer esforço físico, inclusive relações sexuais;
  • fazer o uso de medicação indicada pelo médico;
  • após os 15 primeiros dias, voltar gradativamente à rotina.

Apesar da rápida recuperação, é possível haver complicações. Por isso é preciso observar todas as recomendações.

A Videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo e indicado para o tratamento e diagnóstico dos mais variados problemas na cavidade abdominal. Precisa realizar a cirurgia? Conte com a Clínica Nexa.

Referência em Belo Horizonte, a Nexa Clínica Cirúrgica vem se especializando, ao longo dos anos, no tratamento de doenças da parede abdominal e trato gastrointestinal. Continue acompanhando o blog para se manter atualizado e tire suas dúvidas sobre a Videolaparoscopia!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.