Obesidade Infantil: entenda sobre o assunto

Tempo de leitura: 4 minutos

A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil. Segundo da Vigitel, 55,7% dos brasileiros são obesos. Muito se engana quem pensa que apenas os adultos fazem parte deste quadro

A obesidade infantil é uma tendência crescente. Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que mais de 40 milhões de crianças de até 5 anos estão acima do peso. A doença não escolhe classe social e se manifesta em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Na verdade, muitos pais têm grande dificuldade em detectar se o seu filho é uma criança obesa e, não raro, podem se equivocar sobre a qualidade das dietas no lar. Diversas questões, inclusive cultura e tabus, envolvem o problema, por isso é essencial desmistificar essa situação.

Neste artigo, vamos apresentar os principais fatores que levam à doença crônica bem como a prevenção e tratamento para ela. Acompanhe.

obesidade infantil

A obesidade infantil

O excesso de peso na infância, condição rara há algumas décadas, hoje é muito comum. 

A condição afeta o desenvolvimento em diversos sentidos. No campo emocional, ela pode levar ao isolamento social e baixa autoestima – que se concretizam em forma de ansiedade e depressão, logo no começo da vida. Fisicamente, a má formação óssea, problemas cardíacos e diabetes são algumas das consequências da obesidade infantil.

Os efeitos do problema

Questões mal resolvidas na infância certamente deixam rastros para a vida toda. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 15% das crianças brasileiras que sofrem com o excesso de peso tornam-se adultos obesos.

Ainda na primeira fase da vida, os pequenos ficam enfraquecidos e muitas vezes não conseguem praticar atividades básicas. Um estudo coordenado por Ana Beatriz Moreira – educadora física e professora da Universidade Estácio de Sá – apontou que 75% das crianças acima do peso não desempenharam atividades com a mobilidade e força físicas esperadas para suas idades.

Como maus hábitos contribuem para o problema

Existem alguns hábitos que podem levar à obesidade infantil.

O fator má alimentação

Fast food, multiprocessados, alta ingestão de açúcares e produtos de baixo valor proteico. Com a intenção de satisfazer a vontade de seus filhos, os pais cedem a uma dieta pobre e altamente prejudicial.

Lazer ativo versus navegar na internet

Em primeiro lugar, o desenvolvimento físico é gravemente comprometido pelo sedentarismo. Os celulares, tablets e computadores tomaram um espaço além da medida na vida dos pequenos em detrimento do lazer ativo.

A falta de moderação com que essas tecnologias são consumidas representa um risco real.

Ansiedade e depressão

O ritmo acelerado imposto à nova geração não passa despercebido e, ao contrário do mito, ansiedade e a depressão afetam as crianças de maneira crescente.

Por consequência, um dos fatores decorrentes dessas doenças é a compulsão alimentar, facilitada pelo isolamento social, fácil acesso a junk food (ou guloseimas) e alta exposição à publicidade.

Outros fatores para que uma criança se torne obesa incluem as questões hormonais e genéticas. Por outro lado, os maus hábitos são a principal porta de entrada para a doença.

A solução para a obesidade infantil

O primeiro passo para emagrecer com saúde é mudar os hábitos de vida e isso inclui toda a família. Recomenda-se:

  • limitar as horas gastas no celular, tablet ou computador;
  • estipular uma quantidade diária básica para os execícios de lazer, e incentivar o pequeno a fazê-lo;
  • ensinar a escolher alimentos saudáveis, dentro de casa e no supermercado e
  • frequentar lugares que promovam atividades físicas, como natação, vôlei, futebol, etc;

Em relação ao tratamento da obesidade infantil é preciso contar com a ajuda de profissionais, nutrólogos, ortopedistas e psicólogos. De fato, toda a família deve estar engajada na mudança de hábitos e na adoção de um novo estilo de vida. Afinal, crianças aprendem muito mais com os exemplos que têm dentro de casa.

Conclusão

Não espere que seu filho cresça para emagrecer ou se iluda com a mentira de que passar vontades na infância o prejudica. A obesidade infantil, como mostramos aqui, traz diversas implicações negativas para a criança, podendo afetar seu desenvolvimento e toda a vida adulta.

Para ter acesso à mais conteúdos como este, acompanhe-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram. Curta nossas páginas e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre saúde.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.