O excesso de carboidratos causa sobrepeso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem está acima do peso sabe o quanto é difícil encontrar a dieta ideal e os alimentos que possam tanto ajudar no controle do peso quanto a satisfazer suas necessidades alimentares. Por muito tempo, o excesso de carboidratos na alimentação foi visto como um grande vilão, que deveria ser eliminado a todo custo. Porém, será que essa premissa é verdadeira?

Neste artigo vamos analisar as variáveis dessa afirmação, quais os efeitos do carboidrato no organismo e entender como manter uma relação saudável com a alimentação para o controle e perda de peso.

excesso de carboidratos

O que são carboidratos

Carboidratos são macronutrientes compostos por células de hidrogênio, oxigênio e carbono. O nutriente é uma das principais fontes de energia para o organismo e responsável por seu bom funcionamento.

De forma geral, podemos dividir os carboidratos em dois grupos: os simples e os complexos.

Carboidratos simples

De estrutura molecular pequena, os carboidratos simples são de fácil digestão e, por isso, elevam rapidamente a glicemia, ou níveis de glicose no sangue. Quando consumidos em excesso, compromete o índice glicêmico e pode resultar em diabetes tipo 2, ou Mellitus.

Os carboidratos simples podem ser encontrados no açúcar de cozinha, mel, frutas, xarope de milho e massas brancas (macarrão, pão e arroz).

Carboidratos complexos

As estruturas complexas, por sua vez, demoram mais para serem absorvidas e digeridas, fazendo com que a glicemia seja distribuída pouco a pouco no sangue. Exemplos de carboidratos complexo são massas escuras, arroz integral e batata-doce.

Tanto carboidratos complexos quanto simples são fontes de fibras. Vale ressaltar que estudos apontam que a quantidade recomendada é 30 gramas de fibras por dia.

Os efeitos dos carboidratos no organismo

Os carboidratos são essenciais para o funcionamento do organismo. Eles são fontes de energia, promovem bem-estar e saciedade. Dentre seus principais benefícios, podemos mencionar a proteção dos músculos e o auxílio do funcionamento cerebral.

O consumo de carboidratos é indispensável. Sua ausência resulta em esgotamento do sistema imunológico, comprometendo toda a musculatura do corpo.

Por outro lado, o excesso de carboidratos, sobretudo dos de estruturas simples, engordam. A substância consumida em exagero é transformada em triacilglicerol, ou seja, a gordura excessiva presente no tecido adiposo.

Afinal, o excesso de carboidratos causa sobrepeso?

Sim, o excesso de carboidratos causa sobrepeso. De fato, “a diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”. Dito isso, podemos inferir que tudo consumido em excesso, sejam as proteínas, as gorduras ou os carboidratos é danoso. Até mesmo a água, quando ingerida em excesso é prejudicial.

Equilíbrio é o segredo de uma boa alimentação

Para serem consideradas saudáveis, as refeições devem ser balanceadas e contemplar todos os grupos de nutrientes. O fato é que cada pessoa precisa de uma dieta específica. Por isso, é imprescindível contar com profissionais como nutrólogos e, quando necessário, endocrinologistas.

Conclusão

O excesso de carboidratos, ou de qualquer outro componente, pode colocar não somente uma dieta como também a saúde em risco. É importante destacar que, ao contrário do que se pensa, crianças também são vítimas de obesidade. Por isso, a alimentação deve ser uma preocupação de todos na família.

Não deixe de acompanhar conteúdos como este. Siga a Clínica Nexa nas redes sociais – Facebook e Instagram. Acompanhe também o blog e mantenha-se atualizado!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.