5 sintomas que indicam pedra na vesícula

Tempo de leitura: 3 minutos

Pedra na vesícula, ou cálculo biliar, é uma doença muito comum que consiste no depósito de pedras pequenas (fluídos digestivos) na vesícula biliar. Não há sintomas que indicam pedra na vesícula, exceto em seu estágio agudo.

A vesícula biliar é um órgão alojado no fígado, mais especificamente no lobo inferior direito. Na vesícula biliar fica concentrada a bile, produzida pelo fígado. A bile, por sua vez, é composta por diversas substâncias, sobretudo o colesterol, que é o principal agente da formação de cálculos biliares.

Em muitos casos, a pedra na vesícula não causa sintomas. De acordo com o gastrocirurgião Alysson Amaury “Só 20% das pessoas que apresentam cálculo na vesícula, irão apresentar algum tipo de sintomatologia, em 80% dos casos o paciente vai estar assintomático.” Porém, quando o duto biliar é bloqueado pelas substâncias a situação muda de figura.

Neste artigo, vamos apresentar os 5 sintomas que indicam pedra na vesícula. Se você identificou algum deles, procure um médico!

 sintomas que indicam pedra na vesícula

5 sintomas que indicam pedra na vesícula

O cálculo biliar apresenta sintomas muito característicos em sua fase aguda.

1. Dor abdominal

A dor abdominal é o sintoma mais indicativo de pedra na vesícula. Ela se manifesta principalmente quando os cálculos atingirem tamanho considerável. 

É muito provável que as dores se manifestem horas após uma refeição, sobretudo quando gordurosa. Os primeiros momentos são de incomodo intenso, aliviado gradualmente. O padecimento é resultado da migração de pedras ao ducto biliar, dificultando a passagem da bile.

A dor se apresenta do lado direito e vem acompanha de inchaço na região. Além do inchaço, muitos pacientes relatam febre, dores de cabeça e calafrios.

2. Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são consequências naturais do cálculo biliar. É preciso recordar que todo o processo digestivo é afetado, por isso vale ficar atento, principalmente quando as náuseas e vômitos são acompanhados das dores abdominais ao lado direito.

Esse sintoma também é acompanhado de edema abdominal, ou inchaço na região.

3. Urina escurecida

Outro sintoma pontual, a urina escurecida, ocorre com a expulsão da bilirrubina pelo organismo. 

A bilirrubina é uma substância presente na bile de coloração alaranjada. Durante crises de pedra na vesícula, como todas as substâncias, a bilirrubina não é excretada pelo intestino. Assim, como mecanismo compensatório, ela é eliminada pela urina.

Portanto, é natural que pessoas que sofrem de cálculo biliar também apresentem urina mais escura.

4. Fezes esbranquiçadas e diarreia 

É preciso lembrar que a pedra na vesícula afeta todo o processo de digestão. 

A principal atribuição do suco biliar é auxiliar na digestão de gorduras. No entanto, quando a bile é impedida de entrar em contato com os alimentos eles são mal digeridos, sobretudo a gordura. Esse processo resulta em diarreia e em evacuações volumosas e muito frequentes.

Além disso, a bilirrubina, que foi evacuada pela urina, não chegará ao bolo fecal, tornando as fezes esbranquiçadas.

5. Icterícia

Mais um sintoma provocado pelo desvio da bilirrubina. Com a evasão da substância, ela também pode se alojar nos olhos e mucosas – este processo é denominado icterícia.

Conclusão

As principais decorrências do cálculo biliar são os distúrbios gastrointestinais. É preciso que se dê muita atenção aos sintomas que indicam pedra na vesícula em seu estado agudo. Ao identificar quaisquer um deles, procure um especialista para que o tratamento seja conduzido de forma rápida e evitar maiores complicações. Fique de olho na sua saúde! Acompanhe o blog da Clínica Nexa e as redes sociais – Facebook e Instagram – para se manter informado!

Acesse nosso site e saiba mais sobre as cirurgias realizadas pela Clínica Nexa e conheça nosso corpo clínico.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.