Como é o pré-operatório da cirurgia bariátrica?

Tempo de leitura: 3 minutos

A cirurgia bariátrica é uma alternativa para pessoas com sobrepeso excessivo retomarem sua autoestima e qualidade de vida. Trata-se de um procedimento invasivo e delicado e, por isso, requer muitos cuidados após sua realização. Por outro lado, existem também cuidados no pré-operatório da cirurgia bariátrica que merecem atenção.

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM), entre os anos de 2011 e 2018 a incidência de cirurgias bariátricas no Brasil cresceu mais de 84%. Esse dado é muito representativo, principalmente porque, segundo a Vigitel, entre os anos de 2006 e 2018 o índice de obesidade cresceu mais de 60% no país.

O Brasil é o segundo país que mais realiza reduções de estômago no mundo, portanto é importante redobrarmos a atenção quanto as instruções no pré-operatório da cirurgia bariátrica. Confira a matéria e fique por dentro do assunto!

8 cuidados no pré-operatório da cirurgia bariátrica

A maioria das recomendações a seguir são provenientes da SBCBM, uma entidade sem fins lucrativos que promove o conhecimento sobre cirurgias bariátricas no Brasil.

1. Conheça o cirurgião

O histórico médico do profissional deve ser transparente. Verifique, também, se ele faz parte da SBCBM. Conheça o corpo clínico da Nexa

2. Conheça a técnica a ser utilizada por ele

É indispensável que sua técnica esteja de acordo com a resolução 1766-05 do Conselho Federal de Medicina. Em caso de dúvidas, peça ajuda a outros profissionais.

3. Conheça a equipe

A equipe com a qual o cirurgião trabalha deve ser formada por especialistas de várias áreas. Cada um será responsável por uma particularidade do procedimento. Por isso, é importante que a equipe seja multidisciplinar.

4. Conheça o local do exame

Tente visitar a clínica ou o hospital onde será feito o procedimento. Converse com os profissionais ali presentes e tire dúvidas.

5. Faça a consulta pré-anestésica

A consulta pré-anestésica visa entender o histórico hospitalar do paciente de forma a prevenir quaisquer complicações decorrentes da cirurgia.

6. Realize todo o protocolo de testes

Existe uma bateria de exames a serem feitos no pré-operatório da cirurgia bariátrica. Seu médico deve orientá-lo a respeito de todos eles.

7. Emagreça

Sim, é preciso que o paciente reduza entre 5% e 10% de seu peso atual. A perda de peso é essencial para que ele esteja em melhor condição física para a cirurgia.

8. Esclareça todas as suas dúvidas

Entender tudo o que for de seu interesse sobre a cirurgia é importante para tranquilizar a mente e entrar na sala de operações emocionalmente bem. Por isso, não deixe suas dúvidas de lado.

A avaliação pré-operatória

Antes da cirurgia, a pessoa é submetida a uma extensa avaliação. Fará consultas com psiquiatra, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, cirurgião e outros profissionais.

O objetivo de tantas entrevistas é assegurar que o paciente esteja habilitado e, principalmente, que esteja disposto a mudar seu estilo de vida. Portanto, apenas leve adiante a ideia de reduzir o estômago se estiver plenamente de acordo e desejar muito isso!

Pessoas habilitadas farão diversos testes, como:

  • Endoscopia digestiva.
  • Exame de função pulmonar.
  • Ecocardiograma.
  • Risco cardíaco.
  • Restes de imagem.
  • Exame da função renal.
  • Exame da função hepática.
  • Hemoglobina glicada.
  • Teste de hipercoagulabilidade e fenômenos tromboembólicos venosos.

Conclusão

Reduzir o estômago não deve ser uma ação isolada. Quem está disposto a passar pela operação precisa se convencer de que deve mudar seus hábitos. Da mesma forma, é Imprescindível levar à sério os cuidados durante o pré-operatório da cirurgia bariátrica.

Quer continuar a receber conteúdos como este? Acompanhe o blog da Clínica Nexa e suas redes sociais – Facebook e Instagram.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.