Qual é a ligação entre diabetes e doenças do fígado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe qual a relação entre diabete e doenças do fígado? O diabetes é uma condição perigosa e pode levar ao acúmulo de gordura no fígado, também conhecido como doença hepática gordurosa não alcoólica, ou esteatose hepática.

Para entender melhor essa situação, precisamos dar alguns passos atrás e olhar para o nosso estilo de vida. 

Por isso, este artigo não somente vai se preocupar em entender melhor a ligação entre diabetes e doenças do fígado, como também analisar os fatores que levam a isso. Boa leitura!

diabetes e doenças do fígado

Sedentarismo e má alimentação: a porta de entrada para os maiores males na saúde

A evolução de milhares de anos da espécie humana não previu que o homem primitivo, que saia à caça todos os dias, lutava pelo seu território e pela segurança de seus filhos, plantava e colhia se acomodaria a tal ponto como vivemos hoje.

Nosso organismo e constituição física depende que façamos mais do que apenas algumas caminhadas por semana para se manter saudável. 

Porém, o que vemos hoje são gerações acomodadas a cadeiras de escritório e à aplicativos de comida que fornecem as chamadas comfort food – altamente calóricas e de baixo teor nutricional. Ou seja, hoje, quem quiser, nem precisa se dar ao trabalho de ir ao supermercado.

As consequências desse hábito de vida tóxico são os músculos atrofiados, um organismo com baixa imunidade e cada vez mais fraco, sem capacidade de se adaptar à doenças, pois sempre recorremos a medicamentos e fórmulas para alívio de sintomas de uma morte precoce.

A obesidade, na maioria das vezes, é apenas a consequência de hábitos alimentares nutridos por anos e anos. Ela começa com um leve sobrepeso e evolui para obesidade grave. Esse acúmulo excessivo de gorduras, por sua vez, torna o organismo resistente a insulina, diabético, hipertenso e por aí vai.

É como uma grande bola de neve: quanto mais acima do peso e mais sedentário, mais o indivíduo fica doente e menos condições e disposição tem para mudar esse quadro.

Todos os aspectos da sua vida ficam comprometidos: o emocional, suas noites de sono e até o sexo.

A ligação entre diabetes e doenças do fígado

Em decorrência dos maus hábitos descritos acima, o diabetes tipo 2, ou Mellitus, é um dos mais frequentes.

Cerca de 80% dos indivíduos diabéticos podem desenvolver a esteatose hepática não alcoólica. Mas, porque isso acontece?

O diabetes induz maior resistência ao hormônio insulina e também leva ao aumento de infiltração de gordura nas células do fígado. Essa sobrecarga no órgão o desgaste e, aos poucos, o torna insuficiente para cumprir suas funções.

Os próximos passos da doença são a esteato hepatite não alcoólica, cirrose, câncer no fígado e até possibilidade de doenças cardíacas. 

Tratamentos para a esteatose hepática

Não há tratamentos medicamentosos comprovadamente eficazes contra a gordura no fígado. O que se deve fazer, nos casos mais brandos da doença, é reverter o quadro: tratar o diabetes, mudar os hábitos alimentares e perder peso.

Por outro lado, em casos graves pode ser necessário fazer o transplante hepático.

Vale ressaltar que a gordura no fígado, em seu estado inicial, é uma condição silenciosa, com sintomas pouco representativos.

A ligação entre diabetes e doenças do fígado é de causa-consequência, que começa muito cedo com os maus hábitos alimentares e sedentarismo. Por isso, cuide de sua saúde e não dê espaço para esses tipos de complicações.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade da Clínica Nexa.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.