Hérnia de hiato: saiba o que é, causa e tratamento

Tempo de leitura: 4 minutos

A forma mais comum de hérnia de hiato é a protusão (deslizamento) de uma parte do estômago para o tórax através do canal que atravessa o diafragma. 

Neste caso, ela é causada pelo afrouxamento do músculo entre o abdome e o peito, que pode acontecer devido ao traumatismo no abdome ou tórax, a fraqueza do diafragma ou ainda alta pressão sobre os músculos –  situações como espirros, tosses excessivas, levantamento de peso e, ainda, grande esforço ao defecar.

A condição acomete principalmente pessoas de idade mais avançada, mulheres multíparas (que passaram por vários partos) e obesas.

Há diversas causas e fatores que levam à hérnia de hiato e neste artigo vamos apresentar os principais. Boa leitura!

Hérnia de hiato

A origem da hérnia de hiato

Vamos entender um pouco sobre a estrutura do corpo humano?

Todos os órgãos trabalham em conjunto, muitos deles interligados, e essa estrutura é o que permite o funcionamento perfeito do organismo. Porém a falha em um órgão pode significar problemas em outros e é assim que surge a hérnia de hiato.

O diafragma fica entre o abdômen e o tórax. Este músculo contém um orifício pelo qual o esôfago passa e a este orifício se dá o nome de hiato esofagiano.

O esôfago, por sua vez, é um órgão muito sustentado por ligamentos inferiores, porém  pode acontecer o afrouxamento dessas estruturas. Neste caso, ou quando há uma dilatação do hiato, o esôfago se distende em direção ao tórax formando o que chamamos de hérnia.

Na verdade existem dois tipos de hérnia de hiato. O primeiro por deslizamento, mais comum, como já abordamos, e também a hérnia paraesofágica, quando um pedaço do estômago se projeta pelo hiato.

Sintomas, diagnóstico e tratamento da doença

Os sintomas da hérnia de hiato progridem ao passo que ela ganha tamanho. O problema é que seus sintomas muitas vezes podem ser confundidos com outras doenças.  Por exemplo, é muito comum que a pessoa com a hérnia sinta dores no peito – o que pode ser confundido com infarto.

Refluxos e queimações também são sintomas do problema e podem ser confundidos com uma gastrite, por exemplo. Isso se dá quando a condição afeta o desempenho do esfíncter esofágico inferior – responsável por não permitir que restos de comidas ingeridas retornem pelo esôfago. Nesse sentido, arrotos, azia tosse e dificuldade para engolir também são sintomas característicos.

Tratamento e recomendações sobre a hérnia de hiato

Pessoas acometidas pela hérnia de hiato precisam seguir algumas recomendações, tanto para o tratamento quanto para melhorar seu bem-estar.  

  • Dentre as principais orientações, podemos mencionar: 
  • Abandono do cigarro.
  • Não consumir comidas gordurosas, frituras e muito carregadas com condimentos.
  • Deixar de ingerir líquido durante refeições e evitar álcool ou bebidas com gás.
  • Apostar em refeições menores, leves e em maior quantidade ao longo do dia.
  • Procurar não comer comidas pesadas ou em grande quantidade próximo a hora de dormir.
  • Usar travesseiros altos e roupas leves sem acessórios que apertem.

A opção por cirurgia para o tratamento depende do grau do problema. Quando a hérnia de hiato ainda é assintomática e pequena, pode não haver necessidade de procedimento cirúrgico. Por outro lado, quanto maior ela se torna maiores também são as chances de complicações.

A cirurgia para recolocar a porção do órgão no lugar muitas vezes é feita via laparoscopia. Alguns casos também exigem a reconstrução do esfíncter esofágico inferior

De toda forma, e como sempre pontuamos aqui no blog, cada caso deve ser analisado separadamente e cabe ao especialista responsável orientar o melhor tipo de tratamento.

Conforme pontuamos neste artigo, a hérnia de hiato é uma doença é uma doença silenciosa pois seus sintomas podem facilmente ser confundidos com outras condições. Por isso, fique atento à sua saúde e faça check ups periódicos!

O blog da Clínica Nexa traz informações novas semanalmente. Para não perder nenhuma atualização, acompanhe a Clínica no Instagram e Facebook! Conheça também o nosso corpo clínico.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.