O que é e para que serve a Cirurgia Metabólica?

Tempo de leitura: 3 minutos

A Cirurgia Metabólica é um tipo de intervenção no tubo digestivo. Seu objetivo é o controle do Diabetes Mellitus, ou tipo 2 (DMT2). A Cirurgia Metabólica não visa primariamente a perda de peso, mas pode ser um mecanismo de apoio para ela.

A cada dia que passa mais e mais brasileiros adquirem desequilíbrios metabólicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de diabéticos em todo o mundo triplicou em menos de 40 anos! E, atenção aos países que lideram este ranking: Indonésia, China, Índia, Estados Unidos e Brasil.

O DMT2 é uma doença progressiva e encontra diversas barreiras, desde a identificação do problema até sua remissão. Nesse sentido, a Cirurgia Metabólica, uma espécie de variação da Cirurgia Bariátrica, vem como uma alternativa para pacientes que não conseguem fazer o controle clínico da doença. Conheça a cirurgia.

Cirurgia Metabólica

O que é e como funciona a Cirurgia Metabólica?

Essencialmente, as técnicas cirúrgicas da Cirurgia Metabólica e da Cirurgia Bariátrica são as mesmas, com diferença que a primeira visa o tratamento metabólico, ou seja o colesterol, a glicemia e a hipertensão.

Na Cirurgia Metabólica, ao contrário da redução de estômago, a aspirina pode ser administrada enquanto tratamento analgésico e preventivo para problemas cardíacos.

Quem pode fazer a Cirurgia Metabólica

Os especialistas estabeleceram o chamado “Escore de Risco Metabólico”, índice que analisa vários fatores relacionados a doenças correlatas ao DMT2. Nele são considerados o histórico do paciente e a tendência familiar ao diabetes e doenças do coração

Os pontos resultados do escore determinarão se uma pessoa é ou não elegível à cirurgia.

Interessante ressaltar também que, uma vez que as evidências vêm apontando que o problema metabólico nem sempre está relacionado à obesidade mórbida ou grave, o Conselho Federal de Medicina determinou que indivíduos com IMC maior que 30 podem realizar o procedimento – um fator importante é a sua capacidade de se adaptar ao tratamento convencional.

Cirurgia Bariátrica e o combate ao Diabetes 2

Estudo realizado no Brasil apontou que a Cirurgia Bariátrica pode contribuir positivamente, em casos de obesidade leve, com o combate do diabetes.

Foi feito acompanhamento de caso de 66 pacientes, com IMC entre 30 e 35 kg/m². Desses, 88% atingiram a remissão do diabetes, abandonando também os remédios. Os demais indivíduos também apresentaram quadro de melhoria com redução significativa do açúcar no sangue (o estudo completo foi divulgado na revista Diabetes Care).

O que isso nos diz?

Mesmo com o advento de uma nova cirurgia, pacientes que optam pela Cirurgia Bariátrica e fazem controle rigoroso de sua condição, também podem sanar outros problemas. Isso não descarta a Cirurgia Metabólica, mas abre possibilidades de tratamento que ainda não eram comprovadas.

A Cirurgia Metabólica representa mais um avanço para a remissão de uma das doenças que mais afetam os brasileiros.

O blog da Clínica Nexa se compromete a trazer as novidades relacionadas à saúde para que você esteja sempre muito bem informado. Para não perder nada, acompanhe a Clínica no Instagram e Facebook!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.