Vantagens da cirurgia robótica

Tempo de leitura: 3 minutos

A cirurgia robótica é uma evolução na medicina minimamente invasiva e traz diversas vantagens em relação a procedimentos tradicionais. Ela é realizada por meio da videolaparoscopia e guiada por um cirurgião, que determina as ações do robô.

A técnica chegou ao Brasil em 2008, encabeçada pelo INCA. Porém, mesmo hoje, nem todos os centros médicos e clínicas particulares têm acesso a este tipo de engenharia.

Quer entender como funciona a cirurgia robótica? Continue a leitura!

cirurgia robótica

A cirurgia robótica

O robô é um auxílio para o cirurgião. Mais preciso e eficaz na execução, a máquina age no lugar das mãos do especialista – que também passa a ter uma visão melhor do quadro cirúrgico.

Como é realizada?

A cirurgia robótica é conduzida por meio da videolaparoscopia. Todos os movimentos feitos pelo robô são ordenados pelo cirurgião que o conduz com botões, joysticks e uma tela de controle.

Nele, o médico visualiza o corpo do paciente em alta definição e tem uma perspectiva muito nítida de tudo o que está acontecendo.

O procedimento é muito estável e elimina falhas causadas por tremores, por exemplo. Nesse caso, o robô aciona um padrão de segurança, que faz com que toda sua mecânica trave. 

Além disso, se o cirurgião vier a afastar o rosto da tela de controle, o robô também para instantaneamente.

Portanto, a cirurgia robótica é considerada muitíssimo segura.

Além das características descritas, o médico ganha uma excelente vantagem durante procedimentos longos. Sua ergonomia é preservada, uma vez que o ele se mantém em posição confortável.

Como é a recuperação da cirurgia robótica?

Uma vez que é minimamente invasiva e feita a partir de cortes pequenos, há menor probabilidade de complicações no pós-operatório, a hemorragia e perda de sangue são reduzidas e há menos desconforto e dor para o paciente.

Tudo isso pode significar uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida e saudável.

Quais especialidades são contempladas?

O procedimento abrange praticamente todas as especialidades médicas, com destaque para:

Cirurgias:

  • Geral
  • Bariátrica;
  • Do aparelho digestivo;
  • Torácica;

Exames:

  • Ginecologia;
  • Oncologia;
  • Urologia.

Clínica Nexa: referência em cirurgia robótica

A Clínica Nexa é especializada em cirurgias gastrointestinais e da parede abdominal, com destaque para: tratamento de problemas do trato digestivo, cirurgia do refluxo gastro-esofágico, cirurgia bariátrica; além de operações da hérnia, parede abdominal, vesícula biliar e tumores.

Todos os procedimentos com os quais trabalhamos podem ser feitos por meio de cirurgia robótica. Seguimos um rigoroso protocolo – estipulado pelos órgãos competentes – de conferência dos equipamentos e itens de segurança de hora em hora durante a cirurgia.

Além disso, temos um corpo clínico composto por peritos renomados e com larga experiência em suas áreas de atuação.

Neste artigo, você pôde conhecer uma das ferramentas que têm auxiliado a realização de procedimentos cada vez mais seguros e assertivos, a cirurgia robótica. 

Mas, a evolução na medicina não para por aí e se você deseja se inteirar sobre as últimas atualizações na área, acompanhe o blog da Clínica Nexa, além das redes sociais, Facebook, LinkedIn e Instagram.

Quer conhecer melhor a Clínica Nexa e fazer seu tratamento conosco? Entre em contato no telefone (31) 3295-3411.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.