Alimentos Tarja Verde no combate a obesidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Alimentos Tarja Verde é o nome dado à campanha criada pelo Instituto Vencer o Câncer (Ivoc). Essa iniciativa tem por objetivo incentivar a boa nutrição na infância, prevenindo, assim, a obesidade e as doenças de origem cancerígena.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 40 milhões de crianças abaixo dos 5 anos estejam em quadro de sobrepeso ou obesidade. É consenso médico que a obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças – desde a apneia do sono, passando pela diabetes, hipertensão, condições cardiovasculares e os mais diversos tipos de câncer.

Tendo em vista este cenário e os dados alarmantes que indicam que as crianças estão cada vez mais obesas, o Ivoc lançou a Campanha Alimentos Tarja Verde. Sua proposta é mudar a cultura de consumo, trazendo o foco das refeições para os produtos naturais, de fácil acesso e que são importantíssimos para a saúde.

Quer saber quais alimentos são esses? Continue a leitura.

alimentos tarja verde

Conheça os principais Alimentos Tarja Verde

Levar um estilo de vida nutricionalmente correto não é difícil. Com uma alimentação saudável, desde o berço, a obesidade infantil pode ser evitada, assim como os problemas que ela causa.

Conheça os Alimentos Tarja Verde e as informações sobre suas qualidades nutritivas.

Abacate

O abacate é um poderoso alimento para o coração. Ele é fonte de um tipo muito saudável de gordura, a monoinsaturada, que é ideal para a saúde dos vasos sanguíneos. Ele também é um poderoso anti-inflamatório e diminui os níveis de glicose no sangue.

Abacaxi

Além de delicioso e versátil para o preparo de receitas, o abacaxi tem substâncias que ajudam a prevenir doenças, como câncer colorretal. Rico em fibras, vitamina C e potássio, ele promove a sensação de saciedade, previne doenças cardiovasculares – como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – e fortalece o sistema imunológico. 

Alho

O alho é um alimento muito presente no prato dos brasileiros. Mas, sua função vai muito além de dar um sabor especial à comida. 

Devido a abundância em compostos sulfurados e minerais, ele previne o câncer de cólon, problemas no coração, combate vírus, bactérias e fungos e também tem um importante papel em manter o cérebro saudável.

Cenoura

A cenoura é uma raiz que pode ser consumida de diversas formas. Ela é rica em antioxidantes, fibras, carotenoides e potássio. Promove a saúde da visão, ajuda no processo de emagrecimento, previne alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce.

As cenouras cruas também são indicadas para pessoas que precisam controlar seus índices glicêmicos.

Feijão

Acompanhado do arroz, o feijão é um dos alimentos mais queridos do brasileiro. Ele é rico em proteínas e fibras, é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais. Devido a sua composição, ele é essencial para o desenvolvimento de toda a estrutura física.

Laranja

Uma das frutas cítricas mais consumidas, a laranja é conhecida por ser rica em vitamina C, mas ela é muito mais do que isso. A laranja também contém nutrientes como os flavonoides, responsáveis por preservar a imunidade. 

Limão

Presente nas dietas e chás para combater resfriados e gripes, o limão desintoxica o organismo, protege os órgãos contra doenças degenerativas, ajuda a regularizar a pressão arterial e é um anti-inflamatório natural. 

Maçã

Fonte de minerais, como o potássio, o fósforo e o cálcio, além de fibras e da vitamina C, a maçã previne o câncer, auxilia na função cerebral e é uma forte aliada no combate ao diabetes.

Sardinha

Por fim, a sardinha também faz parte do rol dos Alimentos Tarja Verde. Ela é rica em vitamina B12 e D, em fósforo e no famoso ômega-3. 

Ela também possui proteína compatível às carnes vermelhas, previne a osteoporose e também é importante para a produção de serotonina, um hormônio poderoso que causa a sensação de bem-estar.

Introduzir os Alimentos Tarja Verde na nutrição das crianças ajuda a prevenir o câncer na vida adulta por combater a obesidade – e você pode apoiar esta campanha aí mesmo, na sua casa!A Clínica Nexa tem o compromisso de trazer conteúdos relevantes para você e sua família. Acompanhe o blog, o Facebook e o Instagram para se manter informado sobre notícias relacionada à alimentação saudável .

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.