Alimentos com fibras no pré-operatório

Tempo de leitura: 3 minutos

Consumir alimentos com fibras está entre as principais recomendações de nutricionistas para uma dieta saudável. Quando bem dosados no dia a dia, eles preservam o bem-estar e ajudam a controlar doenças. Mas, você sabia que não é recomendável o consumo desses alimentos antes de uma cirurgia?

Pode parecer curioso, mas, o que se come antes de um procedimento cirúrgico e de determinados exames, pode ser um fator relevante para o bem estar do paciente no pós-operatório.

Entenda mais sobre o assunto.

alimentos com fibras

Principais alimentos com fibras e como eles agem do organismo

As fibras são fundamentais para manter o equilíbrio do intestino e do sistema digestivo, o que inclui a microbiota, o trânsito intestinal e a consistência das fezes, diminuindo episódios de prisão de ventre. 

Além disso, elas têm papel importante no controle dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, promovem o equilíbrio das bactérias no organismo e a sensação de saciedade, ajudando no controle alimentar.

Os principais alimentos com fibras

Os principais alimentos ricos em fibras são:

  • Leguminosas, como ervilha, lentilha, feijão, soja e grão de bico;
  • Biscoitos e pães integrais, como os produzidos a partir da farinha de trigo integral, chia, centeio e milho;
  • Grãos diversos, farinhas e farelos integrais, dentre eles linhaça, cevada, aveia, farelo de aveia e arroz integral;
  • Cereais integrais, batata doce, vegetais e algumas frutas – principalmente com casca.

O recomendável é que se consuma entre 25 e 38 gramas de fibras por dia. 

Mas, porque, então, a ingestão desses alimentos não é recomendável antes de uma cirurgia?

Porque os alimentos com fibra não são recomendáveis no pré-operatório

A dieta pobre em fibras é indicada visto que o organismo precisa estar livre de grandes movimentos gastrointestinais durante um procedimento cirúrgico e exames como a colonoscopia. 

Caso ocorram inflamações no intestino há menor possibilidade de dor e sangramento, pois ele estará livre das grandes movimentações. As fibras fazem com que o intestino trabalhe mais, formando gases e fezes, e essa mobilidade pode interferir na cirurgia.

Um estômago cheio pode levar à vômitos e à refluxos gastroesofágicos do organismo mediante a anestesia, antes e após a cirurgia. De fato, se o paciente vomita durante a aplicação da anestesia, esse rejeito pode ser absorvido pelos pulmões, o que pode ser fatal.

Evitar alimentos com fibras antes da cirurgia também permite um pós-operatório mais rápido e tranquilo.

Mas, afinal, o que posso comer antes da cirurgia?

Essa é uma orientação estritamente médica, pois vai depender do tipo de procedimento que você venha a realizar. Mas, de modo geral, a alimentação deve ser orientada a pratos leves, bem cozidos, sem cascas e de forma alguma crus. Alguns desses alimentos são:

  • Batata, cenoura e abóbora;
  • Leite e iogurte desnatados;
  • Arroz, pão e torradas brancas;
  • Carnes brancas, como peixe e frango;
  • Frutas como banana, maçã ou pera.

O pré-operatório é determinante para que a cirurgia e o pós-cirúrgico sejam um sucesso. Nesse sentido, os alimentos com fibras devem ser evitados, dando vez aos produtos leves, bem cozidos e sem casca. Não deixe de buscar a orientação médica.

O blog da Clínica Nexa tem o objetivo de facilitar o acesso ao conteúdo, mas ele não substitui uma consulta com especialista. Mantenha-se atualizado nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.