Entenda a importância do consumo da vitamina C

Tempo de leitura: 3 minutos

Você, provavelmente, já ouviu falar da importância de uma dieta balanceada que contemple todos os principais complexos vitamínicos. Uma delas, a vitamina C, é essencial para diversos processos do organismo. Mas, será que estamos consumindo corretamente essa substância?

A carência de vitaminas e minerais pode provocar problemas de saúde de todo tipo. No caso da vitamina C, feridas na pele, enfraquecimento do organismo (o que facilita a contaminação por gripes), hemorragias, escorbuto, mau hálito, bronquite e até pneumonia.

Sabemos que evitar um problema é o melhor remédio, correto? Portanto, a ingestão saudável de vitaminas é mais que necessário.

Conheça, neste artigo, o que é a vitamina C, onde você pode encontrá-la, seus benefícios e a indicação para consumo diário.

Boa leitura!

vitamina c

O que é a vitamina C

A vitamina C é um poderoso complexo para preservar as defesas do organismo, mas ela não é sintetizada pelo nosso corpo, o que significa que precisamos consumi-la.

Também conhecida como ácido ascórbico, ela é grande aliada para melhorar o sistema imunológico, auxilia na absorção de ferro e na formação de tecidos, vasos, colágenos, músculos e cartilagens. Está presente nas em todas as paredes celulares, o que fortalece o corpo no combate à infecções.

Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante, o que significa que ela atua na proteção das células contra radicais livres, ou estresse oxidativo. 

Esses radicais são uma resposta do organismo à agentes externos – por exemplo, a poluição – que podem levar ao aparecimento de doenças, como o câncer. A ação antioxidante é uma barreira contra esse tipo de problema.

Em quais alimentos é possível encontrar a vitamina C

Os principais alimentos ricos em vitamina C são aqueles de cor amarelada e avermelhada, como as frutas cítricas e vermelhas (laranja, acerola, tangerina, morango e o kiwi). Outras frutas, como melão, manga e goiaba também são fontes de vitamina C.

Além das frutas, tomate, pimentão, espinafre, repolho, batata, couve de Bruxelas, agrião e brócolis também contém a substância.

Benefícios do consumo

Todas as vitaminas possuem benefícios. A vitamina é responsável por diversos. São eles:

  • Fortalecimento do sistema imunológico, levando à defesa contra a gripe;
  • Proteção das células;
  • Absorção e armazenamento de ferro pelo organismo;
  • Formação de complexos, como cartilagem, vasos sanguíneos, colágeno dos ossos e músculos;
  • Recuperar mais ágil de doenças e no processo de cicatrização.

Recomendações para uma alimentação completa

O complexo vitamínico deve ser consumido diariamente para que o organismo esteja sempre fortalecido. Para adultos, preconiza-se a ingestão de 75 miligramas, para mulheres, e 90 miligramas, para os homens. 

É muito importante que esse consumo não ultrapasse 2.000 miligramas diárias, para que os níveis de vitamina C sejam saudáveis. Do contrário, o excesso pode causar reações como náusea, diarreias e vômitos.

E quanto a suplementação com vitamina C?

Em alguns casos ela pode ser recomendada, a depender da orientação de um nutricionista.

Faz parte de uma alimentação balanceada consumir todos os complexos vitamínicos.

A vitamina C é muito importante para a preservação das defesas do organismo e deve ser consumida diariamente, com parcimônia, para evitar problemas. Mas, a deficiência de substâncias também é um problema. Portanto, busque um nutricionista para uma alimentação saudável e equilibrada.Deseja ter acesso a mais conteúdos como este? Continue a acompanhar o blog da Clínica Nexa e também as redes sociais – Facebook e Instagram – para atualizações.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.