Alimentos anti-inflamatórios e seus benefícios

Tempo de leitura: 3 minutos

Já ouviu falar em alimentos anti-inflamatórios? Eles são a base das dietas anti-inflamatórias, ajudam a reduzir inflamação no organismo e auxiliam no processo de perda de peso.

Sempre trazemos a tona aqui no blog da Clínica Nexa o quanto uma alimentação desequilibrada pode ter efeitos nocivos em nosso organismo. Um desses efeitos é a inflamação, processo natural do corpo frente a lesão de tecidos ou infecções.

Você pode ver inflamações em qualquer parte do corpo, em forma de aquecimentos e vermelhões. 

Por outro lado, há o processo inflamatório silencioso, dentro do organismo, que é originado de diversas fontes, sobretudo da alta ingestão de produtos com muitas substâncias pró-inflamatórias e toxinas.

Conheça-os!

alimentos anti-inflamatórios

Alimentos inflamatórios e seus efeitos no organismo

Os alimentos com alto potencial inflamatório são compostos de substâncias que o corpo não consegue digerir plenamente. Quando seu consumo é frequente, o organismo passa a enviar sinais de alerta aos leucócitos, que aumentam sua produção para combater a infecção. 

Todo esse movimento ocasiona em uma resposta inflamatória e resulta em sinais como dores generalizadas e cansaço físico. A longo prazo, esse processo pode se tornar crônico e levar a doenças como obesidade, artrite, diabetes e elevação dos triglicérides e do colesterol.

Os principais alimentos que causam inflamação são: pães refinados com muito glúten, margarinas, leites integrais, frituras, produtos ultraprocessados, óleos vegetais, bebidas com açúcar e corantes artificiais.

Mas, existe também o “outro lado da moeda”!

Conheça os alimentos com efeitos anti inflamatórios e o benefícios de consumi-los.

Alimentos anti-inflamatórios: quais são eles e seus benefícios

Alimentos anti-inflamatórios são chamados assim, pois conseguem bloquear ou inibir processos inflamatórios, devido sua ação antioxidante.

Uma dieta baseada nesses produtos afeta positivamente todo o organismo, aumentando a imunidade, o HDL (colesterol “bom”) e reduzindo o LDL (colesterol “ruim)

Além disso, são melhorados os níveis de glicose no sangue, o que afeta positivamente a prevenção da obesidade e ajuda a reduzir o risco de doenças, como diabetes, doenças do coração, depressão e, até mesmo, alguns cânceres.

Principais alimentos anti-inflamatórios

Conheça os alimentos mais poderosos no combate a inflamações:

  • Oleaginosas: amêndoas, nozes e castanhas;
  • Frutos do mar ricos em ômega-3: atum, salmão, cavalinha e sardinha;
  • Frutas ricas em vitamina C e vermelhas: uva, cereja, romã, melancia, morango, acerola, kiwi, laranja, goiaba, limão, tangerina, caju, mexerica, mamão, etc;
  • Grãos e sementes integrais: linhaça, chia, gergelim, quinoa, gérmen de trigo e amaranto;
  • Azeitonas e abacates;
  • Alguns chás: de alecrim, gengibre, erva-doce e chá-verde;
  • Óleos: tanto de coco quanto o azeite de oliva extravirgem;
  • Vegetais e leguminosas: nabo, rabanete, gengibre, couve-flor, cenoura, repolho, rúcula, espinafre, brócolis, agrião, couve, escarola, pimentão, pimenta, alho, cebola e inhame;
  • Vinho tinto e chocolate amargo;
  • Probióticos: kefir, kombucha e alguns iogurtes.

Mas, afinal, como devo introduzir os alimentos anti-inflamatórios na minha dieta e qual a quantidade ideal de consumo?

A resposta para isso é relativa e depende da saúde de cada paciente. Portanto, antes de mudar sua alimentação, busque um nutricionista para melhor orientação.

Alimentos anti-inflamatórios podem ser recomendados, a princípio, para qualquer pessoa. Grandes aliados de uma alimentação saudável, eles não possuem contraindicação, mas é preciso que a dieta anti-inflamatória seja acompanhada de perto por um profissional.

Gostou deste artigo? 

Para continuar a ter acesso a conteúdos como este, siga a Clínica Nexa nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.