O que é dispepsia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Dispepsia, indigestão ou má digestão, é um problema muito comum. Suas principais características são: dor no abdome, enjoos, vômitos, sensação de estômago estufado e eructações (arrotos).

A dispepsia funcional é uma expressão que designa diversas doenças ou complicações que afetam a qualidade de vida e, até mesmo, a vida social das pessoas.

Se você sofre desse mal ou conhece alguém que volta e meia passa por isso, continue a leitura e entenda porque a dispepsia acontece, quais seus sintomas e formas de tratamento!

dispepsia

Dispepsia: o que é, como ocorre, sintomas e tratamento

Para entender porque ocorre a dispepsia, vamos relembrar brevemente como acontece a digestão humana.

A digestão começa no momento em que se coloca o alimento na boca. Portanto, mastigar bem é a primeira parte do processo. 

Antes de chegar ao intestino delgado – local onde vitaminas, minerais e nutrientes são absorvidos pelo organismo -, a comida sofre ação de substâncias como o suco gástrico, suco pancreático, suco entérico e bile, que deixam as partículas desses alimentos ainda menores.

Em condições normais, esse processo acontece sem grandes problemas, mas alguns maus hábitos podem resultar na indigestão, que é quando alguma coisa impede o fluxo natural da digestão.

Na maioria dos casos, alguns maus hábitos que podem levar à isso são:

  • Beber muito (ou algum) líquido durante as refeições ou imediatamente após elas;
  • Ingerir alimentos gordurosos ou fritos com muita frequência;
  • Compulsão alimentar;
  • Comer muito rapidamente, mastigando mal os alimentos;
  • Tabagismo;
  • Excessivo consumo de álcool.

Mas, não são apenas os maus hábitos que contribuem para a indigestão. Algumas doenças e distúrbios do trato gastrointestinal podem ser as causadoras desse quadro. São elas:

Sintomas da dispepsia

Além dos apresentados no início deste artigo, há outros sintomas, dores específicas no abdome, também conhecidas como dores epigástricas, que podem indicar algumas das doenças que mencionamos acima.

Veja:

  • Parte inferior: dor em forma de aperto pode ser indicativo de disfunção pélvica, colite ou síndrome do intestino irritável;
  • Meio: apertos e contrações podem indicar gastrenterite ou síndrome do intestino irritável;
  • Par superior: alívio imediatamente após uma refeição são sinais de azia, gastrite ou úlcera

Identificou algum desses sintomas dispépticos? Veja quais as recomendações e os tratamentos disponíveis.

Tratamento e recomendações

A primeira providência a se tomar ao identificar os sintomas é buscar um especialista para tratamento da dispepsia funcional. O médico responsável por isso é o endocrinologista.

Após análise e entendimento do caso, ele pode solicitar alguns exames de imagem ou de sangue para confirmar hipóteses.

A recomendação de medicamentos para pacientes com dispepsia funcional será feita mediante diagnóstico. Caso não sejam identificadas doenças, ele poderá orientar a adoção de melhores hábitos alimentares e até mesmo sugerir a suspensão de determinadas comidas.

Caso identifique algum problema mais complicado, o tratamento será correspondente a ele.

Esteja sempre atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Dores, queimações e ânsias de vômitos são grandes indícios de dispepsia. Nesses casos, evite receitas caseiras e tratamentos alternativos, procure um médico!

O blog da Clínica Nexa sempre traz conteúdos atualizados para ajudar você e sua família a manter a saúde em dia. Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram e Facebook, para receber atualizações em tempo real.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.