O que é obesidade mórbida e como tratá-la

Tempo de leitura: 4 minutos

Considera-se obesidade mórbida quando o índice de massa corporal (IMC) do indivíduo está acima de 40kg/m².

Uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Saúde – Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) – concluiu que o número de obesos no Brasil cresceu 67,8% entre 2006 e 2018, tendo destaque de maior aumento entre adultos de 25 a 44 anos.

Esse é um índice preocupante para o país que se aproxima de forma acelerada da taxa de obesidade em países mais ricos. E quando o problema é classificado como obesidade mórbida, a doença toma características de grande risco para o indivíduo. Vamos entender mais sobre essa doença e seu tratamento.

Homem Gordão Obesidade

O que é obesidade mórbida?

A obesidade é classificada pela Organização Mundial da Saúde em três níveis, de acordo com o índice de massa corporal (IMC), que é a relação entre o peso e a estatura da pessoa. O cálculo do IMC é: Peso (kg) / Altura(m)2.

O indivíduo que estiver acima de 25kg/ m² possui sobrepeso (obesidade grau I). Já aqueles que estão acima de 30kg/ m² são obesos (obesidade grau II), enquanto o indivíduo que apresenta IMC maior que 40kg/ m² é considerado como obeso mórbido (obesidade grau III).

A obesidade mórbida possui o nível mais grave da doença, pois nesta altura o acesso de peso coloca em risco a saúde do indivíduo, podendo diminuir seu tempo de vida.

O obeso mórbido tende a contrair doenças associadas como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, apneia do sono, insuficiência cardíaca, além de impotência em homens e infertilidade em mulheres.

Causas e fatores de risco

Na maior dos casos, a obesidade mórbida é causada por uma soma de fatores, que vão desde a predisposição genética da doença até questões comportamentais e sociais.

  • Predisposição genética: casos de obesidade na família contribuem para que a pessoa possa também se tornar obesa.
  • Fatores psicológicos: a pessoa com distúrbios emocionais pode apresentar uma compulsão alimentar.
  • Sedentarismo: a falta de exercícios físicos regulares auxilia no acúmulo de gordura.
  • Comer mal e em excesso: comer grandes quantidades de alimentos e rápido demais é prejudicial. Além disso, a ingestão rotineira de alimentos com alto teor de gordura e açúcar é um verdadeiro veneno.

Como tratar a obesidade mórbida?

O tratamento da obesidade mórbida consiste em uma soma de cuidados em prol da perda de peso e saúde da pessoa, sendo necessária uma grande alteração em seu estilo de vida.

É fundamental a conscientização para uma mudança de hábitos, principalmente em relação à reeducação alimentar e à atividade física regular.

Adotar uma alimentação saudável ajuda a diminuir a obesidade

Reeducação alimentar

A dieta para este tratamento deve ser acompanhada por um nutricionista que vai auxiliar o paciente em sua adaptação à nova rotina alimentar. Essa dieta não deve ser tão restrita, justamente para não dificultar a mudança de vida, e deve eliminar alimentos calóricos e introduzir alimentos saudáveis e ricos em vegetais, frutas e carnes magras.

Atividade física

Além da reeducação alimentar, é importante que o indivíduo inicie uma rotina de exercícios físicos que vai auxiliar no funcionamento de seu metabolismo.

Esses exercícios devem ser regulares e com acompanhamento de um profissional que vai recomendar as atividades mais adequadas ao momento do paciente e orientar a execução correta dos mesmos.

Medicamentos

Quando há dificuldade de perda de peso corporal ou adaptação de novos hábitos alimentares, é indicada a inclusão de medicamentos que vão ajudar no comportamento alimentar e na ansiedade.

Cirurgia

As cirurgias bariátricas são cada vez mais indicadas em casos de obesidade grau III e as doenças associadas a ela. Porém, são de fato consideradas quando não há aderência do paciente ao tratamento clínico.

Estudos como o Obesity Week já provaram que o tratamento clínico intensivo e multidisciplinar pode evitar grande número das cirurgias bariátricas, sendo uma alternativa mais eficaz até mesmo por trazer outros benefícios como a cura da síndrome metabólica causada pela obesidade.

A obesidade mórbida tem tratamento e tem cura. Não deixe de se informar a respeito e tirar todas as suas dúvidas para um tratamento eficaz e saudável.

Neste canal você terá bastante conteúdo sobre o tema e outras dicas de saúde. Saiba mais em nosso site sobre as soluções cirúrgicas para tratamento de doenças do trato gastrointestinal e parede abdominal.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.