Diabetes e doenças do coração: qual é a relação

Tempo de leitura: 4 minutos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7% da população brasileira é portadora de diabetes. O número alarmante, 12,5 milhões de pessoas, é um grande alerta para a doença e suas consequências. Você sabia que existe relação direta entre diabetes e doenças do coração?

Apesar de não ser uma doença cardíaca, o excesso de glicose (açúcar) no sangue prejudica o coração e os vasos sanguíneos. Por isso, portadores de diabetes são mais propensos a ter problemas cardiovasculares do que uma pessoa saudável.

Como, então, prevenir a doença e suas sequelas?

diabetes e doenças do coração

Diabetes e doenças do coração: fatores de risco, doenças, prevenção e tratamento

O primeiro passo para entender essa relação é distinguir os tipos de diabetes que conhecemos: o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2.

O primeiro é causado pela perda da capacidade do pâncreas em produzir insulina, hormônio que promove a circulação da glicose nas células. Quando o hormônio está em falta, a glicose fica presa na corrente sanguínea, que, gradualmente, fica saturada.

Por outro lado, a pessoa com o diabetes tipo 2 o adquire ao longo da vida. Nele, as células adiposas e musculares não conseguem aproveitar completamente o hormônio liberado pelo pâncreas e a glicose passa a ser utilizada de modo precário pelo organismo.

O diabetes tipo 2 não apenas potencializa as chances de complicações cardíacas. Ela geralmente vem associada aos principais fatores de risco para isso: pressão e colesterol altos e obesidade.

Nas palavras do endocrinologista e coordenador do Departamento Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Dr. Marcello Bertoluci:

“Com níveis muito altos de glicose no sangue, várias coisas acontecem: o colesterol torna-se mais agressivo, formando maior número de placas nas artérias coronárias. Além disso, o aumento excessivo da glicose no sangue favorece a maior produção de coágulos que também podem obstruir as artérias. Quando uma artéria sofre uma obstrução, o coração entra em sofrimento por falta de oxigênio e o tecido sadio morre, sendo substituído por cicatriz. Dependendo do tamanho da área afetada, pode ser fatal ou deixar sequelas irreversíveis, como a insuficiência cardíaca”.

Doenças e complicações cardíacas originadas do diabetes tipo 2

As principais complicações cardíacas causadas pelo diabetes são:

  • Insuficiência cardíaca: quando o miocárdio tem dificuldade em encher-se de sangue (diastólica) ou em bombear sangue (sistólica);
  • Hipertensão: o aumento da pressão arterial que pode se tornar um fator de risco para o coração;
  • Infarto: quando o fluxo sanguíneo que vai para o músculo cardíaco é interrompido;
  • Aneurisma da aorta: quando a maior artéria do corpo fica enfraquecida, o que leva a uma dilatação descomunal dos vasos sanguíneos.

Além do coração, o diabetes também se relaciona a doenças do fígado. São muitos os riscos da doença, mas, fique tranquilo, em muitos casos é possível preveni-los!

Prevenção e tratamento

A prevenção de qualquer patologia começa com a adoção de um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada, prática de atividade física e acompanhamento médico regular.

Por outro lado, para curar diabetes e doenças do coração é preciso dedicação redobrada. O tratamento envolve um programa controlado de exercícios físicos, alimentação regrada e exames periódicos, tudo com o acompanhamento de um endocrinologista.

Mudanças de hábito, como parar de fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, também são essenciais. Em alguns casos, o especialista pode optar pela administração de determinados medicamentos, muitas vezes tendo como foco o combate à obesidade.

É muito importante que o médico seja sempre informado sobre possíveis sintomas e mudanças na rotina do paciente.

A relação entre diabetes e doenças do coração é íntima e progressiva, à medida que o primeiro evolui. Por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio. Caso não tenha uma rotina que envolve a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável, comece a pensar em mudar isso logo!Outra forma de se manter saudável é acompanhar o blog e as redes sociais, Facebook e Instagram, da Clínica Nexa. Curta as nossas páginas e fique informado!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.